As Crônicas do Metal Nacional – Texto I

AS CRÔNICAS DO METAL NACIONAL

PRÓLOGO: 2009 – O ANO DA TRAGÉDIA OU DA REDENÇÃO?
Texto I – Ano 2009

O ano é 2004. Talvez o ápice da história recente do heavy metal nacional. Angra e Shaaman disputando o primeiro lugar na preferência dos fãs brasileiros. Declarações polêmicas dos dois lados, músicos fazendo turnês extensas e exaustivas e relativo sucesso internacional.

Porém, infelizmente, o panorama do metal nacional perdeu popularidade a partir do fim de 2006, por diversas razões, das quais não irei entrar no mérito.

Após cinco anos, o Heavy Metal nacional tenta se reerguer. O cenário atualmente é o seguinte:

angraAngra
O Angra cercado de indefinições não mede esforços para se desvencilhar do seu antigo empresário, o qual detêm direitos sobre o nome da banda. Como se não fosse o suficiente, o (ex) baterista Aquiles Priester afirmou publicamente, que Rafael Bittencourt teria o agredido no show realizado em São Caetano, no ano de 2007, demonstrando tamanha ingratidão e desrespeito aos fãs e parceiros de banda por tratar de assuntos restritos apenas a estes – o que “acidentalmente” divulgou o seu outro grupo, o Hangar. Lamentável.

Entretanto, aparentemente as coisas estão se resolvendo legalmente e veremos o Angra tocando novamente em maio. Possivelmente com outro baterista.

shamanShaman
Apesar da competência do último disco “Immortal”, lançado em 2007, a nova formação do Shaman não é tão carismática quanto à anterior. Infelizmente, a banda não usufruir do respaldo que tinha anteriormente, pois, grande parte dos fãs não acompanham mais a banda. Suponho que isso ocorreu, em razão, de serem admiradores da carreira de Andre Matos.

Mas nem tudo está perdido. A banda estará em turnê de março a maio pela Europa acompanhada pela orquestra “Senfoniksema Orchestra” da Turquia com mais de 30 músicos que acompanharão a banda em vários shows. Realmente a banda merece aplausos pela iniciativa.

tn_9648andre-matos-bandawebAndre Matos
O vocalista, agora ex-Viper, ex-Angra, ex-Shaaman, está em carreira solo desde 2006, lançou o álbum “Time To Be Free” no ano retrasado. Bem aceito pela crítica a obra representa a síntese da carreira do cantor. Atualmente sua banda está excursionando pela Europa.

Sepultura
Pela primeira vez sem nenhum dos irmãos Cavalera, a banda lança “A-lex”. Baseado na clássica obra de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica”, o álbum é o sucessor do ótimo “Dante XXI”. Mas o grupo é visto com maior desconfiança, após a saída de Igor Cavalera e as recentes declarações do excêntrico Max Cavalera. Essencialmente, o antigo vocalista afirma que a nova formação tem apenas o nome, sendo que o “verdadeiro Sepultura” consiste nos irmãos Cavalera.

Almah
A banda de Edu Falaschi está em ascensão com o novo lançamento “Fragile Equality”. A crítica realmente elogiou o disco, inclusive aparecendo no topo em listas de melhores lançamentos de 2008.
Edu Falaschi e sua turma devem excursionar pelo país até a tão esperada volta do Angra.

Hangar
Malgrado discordar inteiramente das atitudes de Aquiles Priester em face de seus parceiros de banda (Angra) e seus fãs, que sempre o respeitaram, tentarei isolar os fatos para não resultar em um silogismo desnecessário.
A banda Hangar lançou o chamado “The Reason Of Your Conviction” no ano de 2007. Seja dito de passagem, trata-se de um bom álbum. Entretanto, recentemente o vocalista Nando Fernandes resolveu deixar a banda, a propósito, com uma declaração muito respeitosa. Atualmente a banda trabalha em um próximo álbum.

Conclusão
Definitivamente aposto que este ano será melhor para as nossas estimadas bandas nacionais. Fatos como a (tão sonhada) volta do Angra com muitas novidades, o Sepultura tentando se afirmar sem os irmãos Cavaleras realizando muitos shows, talvez até o surgimento de novas bandas e a consolidação de alguns nomes já conhecidos podem fazer o metal tupiniquim reviver seus dias de glória. Um pouco de otimismo neste cenário atual não é prejudicial a ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: